quinta-feira, 3 de março de 2011

"Um Pingo de Sol na Areia" de Graça Alves

O resumo do conto:
Um pingo de Sol na areia

A autora fala-nos sobre os sentimentos que as casas despertam em nós, quando lá vivemos, são sempre lembranças daquilo que nós passamos. Através delas, trazemos na memória, todos os momentos importantes e com elas os objectos que nos faziam lembrar todos os lugares por onde tínhamos passado. As casas guardam as vidas de quem já lá não mora e a memória de que já lá não vive, por isso têm alma e é difícil de mudar.
 A Ana Maria estava a arrumar a casa e a mexer nas coisas antigas, quando o telefone toucou, era o Jota, tinham falado mais de uma hora e combinaram para se encontrar no bazar.
Viveram juntos como um casal durante 5 anos, até que a Ana desconfiou que o Jota tinha Alzheimer, e disse ao médico que ele precisava de alguma coisa para a memória. O tempo foi passando e ela percebeu que ele tinha mesmo Alzheimer e então disse:
            - Vamos para Porto Santo.
            Pensava que assim Jota iria lembrar-se de alguma coisa.
            Foram para o Porto Santo, reviver os momentos felizes, para que o Jota se lembrasse, ela tentou estimular-lhe a memória, indo para certos lugares. Fez de tudo para que ele se recordasse, mas este não conseguira.
            Era um dia de sol e a Ana levou o Jota até à praia, como ela tinha prometido. Ela fez com que ele se lembrasse de alguns momentos, um pouco da sua história, o que fez com que ela ficasse muito feliz. Essa lembrança proveio de uma uva que ela lhe colocou na boca, o seu olhar teve algum brilho, e a sua mão segurou a de Ana Maria, pronunciando o seu nome e sorrindo. A Ana Maria teve esperança e alegria de tê-lo mais um bocadinho.
            A Ana Maria ficou mais 5 dias para dar carinho e atenção ao Jota, apercebendo-se de que a qualquer momento poderia morrer, e assim foi. A Ana tratou o seu funeral e ficou mais algum no Porto Santo. Era esta ilha que lhe fazia recordar os momentos mais felizes da sua vida, porque foi nesta que passou com o Jota os momentos mais felizes da sua vida.

                             
             Felicidade --    
Um         Pingo             de                Sol                 na             Areia 
            Pouco tempo                                                           Lembrança de Jota
               Lágrima                                                                   Recordações
               Tristeza                            

                                                                               Gabriel Rodrigues( PLNM)
          

3 comentários:

  1. Gabriel, muito obrigada por ter escolhido este conto para o PLNM. É muito bom saber os jovens tambem lêem as minhas coisas.
    Abraço
    Graça Alves

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O livro foi muito interessante, mas eu pergunto: Isto teve a ver com a sua vida, ou de alguém que conhece, ou conheceu?

    Agora estou a ler e fazer o resumo da obra "Contra Corrente".
    Achei a primeira parte "O(s) Parto(s) Da Ilha" muito engraçada a comparação,mas no início não me tinha apercebido que se tratava do 20 de fevereiro.

    ResponderEliminar